A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.
-
Sua empresa está seguindo as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web?
De tempos em tempos, a W3C (World Wide Web Consortium), empresa responsável por desenvolver padrões internacionais da web, atualiza a lista de componentes essenciais de acessibilidade na web para garantir melhor percepção, controle, compreensão e usabilidade por todos os usuários.
Essa lista de componentes essenciais é mais conhecida como WCAG (Web Content Accessibility Guidelines ou Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web, em português). Por meio dela, empresas ao redor do mundo têm acesso aos critérios que os desenvolvedores devem seguir para que o conteúdo do seu website seja acessível.
Mas você sabe por quê deve estar sempre atento a essas atualizações e o que fazer para se adequar às novas demandas? Continue a leitura e saiba mais sobre o que esperar da atualização de Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web.
O que é o WCAG?
As Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web, ou Web Content Accessibility Guidelines, são um guia criado pelo W3C, o Consórcio World Wide Web, para que todos os sites da internet estejam de acordo com padrões mínimos de acessibilidade digital.
O W3C é uma comunidade internacional, composta por organizações membro, uma equipe de funcionários e o público interessado pela causa. Em conjunto, este grupo é responsável por debater e desenvolver os padrões de acessibilidade na internet, a fim de garantir que a Web se torne um espaço igualitário para todos.
Diferente do que muitos imaginam, as medidas sugeridas pelo W3C não influenciam apenas na navegação de pessoas com deficiência, mas também de pessoas em fase de alfabetização, idosos e vários outros grupos que precisam de algum tipo de adaptação para conseguir um melhor acesso ao conteúdo compartilhado.
As versões do WCAG
Desde 1999, o WCAG está disponível para que pessoas interessadas na inclusão digital conheçam as melhores práticas a serem seguidas para garantir que todos tenham igualdade de navegação na Web. Nessa época, foi lançado o WCAG 1.0, que ficou disponível até 2008, quando o WCAG 2.0 entrou em vigor.
A mudança seguinte aconteceu em 2018, quando o WCAG 2.1 foi ao ar, mas suas alterações logo começaram a ser atualizadas com a chegada do WCAG 2.2, que entrou em rascunho (draft) em 2021.
Desde então, esta nova versão do WCAG busca melhorar a navegabilidade, principalmente, para usuários com deficiências cognitivas ou dificuldade de aprendizagem, com baixa visão e com deficiências em dispositivos móveis.
Mas é importante frisar que sempre que uma nova versão do WCAG é criada, as versões anteriores se tornam automaticamente parte dos requisitos de adequação dela, fazendo assim com que alguém que cumpra os requisitos do WCAG 2.2, por exemplo, automaticamente também esteja de acordo com as demandas das versões 2.1, 2.0 e 1.0.Níveis e critérios de conformidade
Para que um site esteja de acordo com as novas recomendações do WCAG, é preciso se adequar a um dos três níveis de conformidade disponíveis. São eles os níveis A, AA e AAA.
Quer entender melhor o que cada nível de conformidade demanda? Confira abaixo:
- Nível A: Neste nível, encontramos os critérios básicos de conformidade, que dizem respeito às barreiras mais significativas de acessibilidade digital. Sendo assim um nível de conformidade que todas as empresas deveriam seguir para garantir inclusão.
- Nível AA: Neste nível, além de contar com todas as demandas do nível A, também se observa a adequação dos conteúdos disponibilizados, aumentando ainda mais a inclusão já garantida no nível anterior.
- Nível AAA: No nível mais alto de adequação do WCAG, além de reunir as demandas dos níveis A e AA, para contar com esse nível de conformidade, é preciso atender a alguns critérios com métricas superiores de acessibilidade digital. Devido à presença de vários tipos de conteúdos, em especial por conta de características de design gráfico ou de imagem, websites não têm a exigência de atender às demandas desse nível.
Além dos critérios de conformidade, também é preciso conhecer os novos critérios de sucesso para que seu site seja considerado de acordo com a nova versão do WCAG. Confira os critérios considerados na atualização 2.2:
- Autenticação Acessível (Sem Exceção)
- Ajuda Consistente
- Arrastar Movimentos
- Foco Aparência
- Foco não obscurecido (aprimorado)
- Foco não obscurecido (mínimo)
- Entrada redundante
- Tamanho alvo (mínimo)
Por quê você deve estar sempre atento às atualizações do WCAG
Como falamos acima, a W3C constantemente atualiza a lista de componentes essenciais de acessibilidade na web para garantir melhor percepção, controle, compreensão e usabilidade dos usuários. Por isso, o WCAG sempre tem novas versões ao lado de seu nome.
Essas diretrizes fornecem uma base para as boas práticas na criação de conteúdo que seja acessível para todos. Os WCAG estão divididos em quatro níveis de prioridade: baixa, média, alta e crítica. As diretrizes abordam vários aspectos do design e do conteúdo da web, como texto, imagens, formulários, navegação e audiovisual.
Atento ao nível de prioridade do WCAG, sua empresa consegue planejar as mudanças que precisam ser feitas para que a adequação seja a maior possível, garantindo que todos consigam acessar o que está disponível no site do seu negócio.
Caso você queira estar sempre por dentro das versões mais atuais do WCAG, basta visitar o site da W3C e conhecer as versões que estão em draft, visualizando as novas atualizações que estão por vir, e as que já estão em vigor.
Enquanto estão na versão de rascunho, os documentos disponibilizados pela W3C são postados apenas em inglês, mas sua tradução é feita assim que a publicação definitiva acontece.
Como se adequar às demandas do WCAG?
Implementar ferramentas de acessibilidade digital é um grande passo rumo à adequação das demandas do WCAG. Por meio dos algoritmos de inteligência artificial da EqualWeb, sua empresa terá o benefício de estar sempre mais atualizada em relação às demandas das Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web sem precisar sobrecarregar os desenvolvedores do seu site.
Isto acontece, porque nossa ferramenta tem atualização automática, sem prejudicar a navegação da sua página e sempre garantindo que seu usuário tenha a melhor navegação possível de acordo com as necessidades dele.
Recentemente, nosso software teve uma atualização que incluiu os perfis de acessibilidade, facilitando a escolha de diferentes recursos em apenas um clique. Com essa novidade, oferecemos não apenas a adequação às normas internacionais de acessibilidade digital, mas também que o site de milhares de clientes ao redor do mundo esteja acessível para todos que queiram conhecer mais sobre o conteúdo das empresas que contam com nossa tecnologia.
Assim como grandes marcas, tais como Motorola, Shell, Carrefour, Suvinil, Rock in Rio, FGV, Descomplica, entre tantas outras, sua empresa também pode caminhar rumo à inclusão implementando a ferramenta de acessibilidade digital da EqualWeb.
Visite nosso site para conhecer mais sobre nossa tecnologia e converse com um de nossos especialistas para se tornar um parceiro da inclusão ainda hoje!