Notícias

  • A acessibilidade digital pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio

    No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas possuem alguma limitação no acesso à internet. Os números impressionam: cerca de 35,5 milhões de brasileiros apresentam deficiência ou limitação visual, 13,3 milhões possuem deficiência física e 9,7 milhões auditiva. E ainda, há 2,7 milhões de brasileiros com déficit intelectual, tudo segundo censo 2010 do IBGE!

    Espera-se que estas pessoas consigam usar a internet e acessar conteúdos digitais com facilidade e rapidez. Até porque, a internet é essencial para que as pessoas estudem, se informem, paguem suas contas ou façam compras, por exemplo. Mas infelizmente, essa realidade não é a mesma para todos.

    Menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis, segundo pesquisa realizada pela BigData Corp. “Apenas 0,74% dos quase 15 milhões de endereços ativos analisados são acessíveis.” diz Andrea Schwarz, CEO da EqualWeb no Brasil e uma das principais especialistas em inclusão de pessoas com deficiência no Brasil. “Ao pensar neste cenário e na quantidade de pessoas excluídas do ambiente online, passamos a perceber a importância de tornar a web um ambiente mais inclusivo e igualitário, especialmente na era de Transformação Digital em que vivemos”, completa Andrea.

    Foi pensando nisto que a EqualWeb (www.equalweb.com.br), líder e pioneira em acessibilidade digital no mundo, desembarcou no Brasil. Esta solução israelense. baseada em Inteligência Artificial, conta agora com uma equipe local que traz soluções automáticas de acessibilidade para empresas de todos os portes.  

    Com recursos acessíveis, um usuário com limitações visuais, a partir da ajuda de um software, conseguirá ler informações disponíveis no computador ou identificar títulos e links presentes no site. Outra pessoa com deficiência auditiva poderá obter informações verbais e assistir a vídeos legendados. Daltônicos poderão ajustar o contraste das cores para propiciar maior conforto. Pessoas que sofrem de epilepsia passarão a ter a opção de bloquear elementos de movimento na página, evitando, assim, possíveis convulsões. Esses são só alguns dos benefícios que as soluções digitais podem oferecer aos usuários da internet.

    Mas se engana quem pensa que apenas os usuários são beneficiados. As empresas também são, mas infelizmente muitos empresários e executivos ainda não têm consciência da importância de investir em acessibilidade digital no Brasil.

    Andrea Schwarz se diz triste com a realidade brasileira. “É perceptível que ainda temos uma grande lacuna no Brasil em relação aos investimentos em Acessibilidade Digital. Falta conhecimento das organizações”, ressalta a CEO.

    Além de estar aderente à Lei Brasileira de Inclusão, ser acessível possibilita que sua organização atraia mais usuários e diversifique o público que acessa o seu conteúdo. Afinal, são 60 milhões de pessoas que sua empresa estava deixando de fora, não é mesmo?

    Isto vai gerar mais tráfego para o seu site e melhorar o ranqueamento da sua empresa no Google, além de imprimir uma imagem inclusiva e humana ao seu negócio. Imagine o quanto de receita isso não vai gerar para a sua organização.

    Portanto, faça a si mesmo estas perguntas: O meu site oferece comando de voz? É possível alterar o tamanho da fonte? Meus vídeos contam com legenda? Minhas imagens possuem meta descrição? Meu website possui recursos acessíveis? Se a sua resposta for não, talvez seja o momento de você entrar em contato com a EqualWeb. 

     

    Artigo escrito por Marcelo Herskovits, Head de Marketing da EqualWeb

    Link disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/acessibilidade-digital-pode-ser-um-diferencial-para-seu-de-janeiro-1c/ 


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993