Notícias

  • Conheça 5 motivos para tornar seu negócio acessível

    Compartilhe

    Qual foi a razão que levou sua empresa a entender a importância de marcar presença no mundo digital? Para que mais clientes além dos que visitam suas lojas físicas possam conhecer seus produtos e serviços? Para aumentar suas vendas e rentabilidade? Para não perder posicionamento frente à concorrência? 

    Se sua resposta foi positiva para alguma das opções acima, talvez sua estratégia possa ser alavancada e gerar ainda mais valor se seu website tiver funcionalidades de acessibilidade digital disponíveis. 

    E, além de estar disponível para mais de 60 milhões de brasileiros que necessitam de recursos adicionais para navegar com autonomia e independência na web, você ficará em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão, evitando ser autuado e multado pelos órgãos reguladores. 

    Quer ficar por dentro dos principais motivos para tornar seu negócio acessível? Continue a leitura e confira nosso blog!

    acessível. Imagem de um martelo da justiça em cima de uma mesa e ao lado de alguns livros abertos. O que diz a Lei Brasileira de Inclusão

    Regulamentada em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, chegou para atualizar leis já existentes e para garantir os direitos das pessoas com deficiência, em conformidade com as legislações e convenção internacionais. 

    Com a chegada desta nova Lei, todas as normas anteriores que não atendiam ao novo paradigma das pessoas com deficiência ou que as excluíam de seu escopo, sofreram alterações. Foram elas: o Código Eleitoral, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto das Cidades, o Código Civil e a Consolidação das Leis do Trabalho.

    Além destas alterações, a LBI também chegou para transformar o acesso de pessoas com deficiência a espaços físicos e digitais. Uma de suas grandes marcas foi a obrigatoriedade de acessibilidade em todos os sites brasileiros. Confira:

    acessível. Em um fundo vermelho a seguinte frase em letras branca: “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”

    Abrir portas para que 60 milhões de brasileiros possam conhecer o que sua empresa tem a oferecer

    Além de estar de acordo com a legislação, ao oferecer acessibilidade digital em seu site, você permite que 60 milhões de pessoas, que antes eram impossibilitadas de conhecer os produtos e/ou serviços que sua empresa tem a oferecer, possam ter inclusão e independência ao visitar seu site. 

    Este grupo de 60 milhões de pessoas é composto não apenas por pessoas com deficiência, mas também por idosos, pessoas em período de alfabetização, analfabetos, entre outros. 

    Mesmo sendo esquecidos por muitas empresas, estas pessoas também fazem parte de um grupo economicamente ativo, que poderia comprar os produtos e serviços oferecidos por sua empresa, mas são impedidos pela falta de acessibilidade digital. 

    Então, ao oferecer soluções de inclusão na web, você oferece independência de navegação a pessoas que, por muito tempo, foram esquecidas e permite que os produtos e serviços de sua empresa se tornem uma opção para elas. 

    acessível. A imagem de uma mesa de escritório com alguns documentos e notebook. Nela podemos observar uma mão feminina e uma masculina apertando as mãos e ao lado uma mão masculina aplaudindo.Consolidação de uma imagem inclusiva, indo além de um discurso

    Com a maior presença digital dos consumidores da internet, o tempo passado online deixou de ser apenas para conferir preços e vantagens oferecidas pela aquisição de produtos e serviços, mas também para avaliar o valor agregado pela marca.

    Ou seja, em um mercado onde milhares de empresas oferecem um mesmo produto ou serviço, o diferencial passou a ser o posicionamento da empresa em relação a questões que o cliente acredita serem importantes. 

    Alguns exemplos de posicionamentos cobrados por essa nova geração de clientes são a inclusão pelas empresas e marcas de pessoas com deficiência, pessoas diversas no aspecto racial e orientação sexual, e/ou pertencentes a outros grupos minoritários. 

    Com este constante monitoramento digital, os consumidores estão sempre atentos se as marcas realmente praticam o que pregam em seus discursos inclusivos ou se trata-se apenas de um artifício para atrair clientes. 

    Neste último caso, é comum não apenas abandonar o consumo de produtos da marca, mas também compartilhar a informação com outras pessoas através das redes sociais, manchando assim a imagem da empresa.

    acessível. Uma menina negra de blusa social em uma sala usando o notebook em cima de uma mesa e ao seu lado uma xícara branca e um caderno aberto.Seu usuário terá uma experiência muito melhor ao visitar seu site

    Sem acessibilidade digital, muitos clientes que visitam seu site não conseguem ter uma boa  experiência de uso necessária para conhecer o que sua empresa tem a oferecer. 

    Textos cujo cliente tem dificuldades para ler e botões que ele não consegue clicar são apenas algumas das situações que podem fazer com que seu cliente entenda que esse site não é para ele. Naturalmente, ele irá procurar por outra empresa que ofereça uma gama similar de produtos e serviços, mas que também disponibilize ferramentas de acessibilidade digital em que ele navegue de forma mais independente. 

    Com acessibilidade digital, sua marca garante que milhões de usuários tenham experiências personalizadas de acordo com suas necessidades específicas. Não apenas pessoas com deficiência, mas também pessoas idosas, pessoas em período de alfabetização e muitos outros são beneficiados por esta tecnologia. Ao oferecer acesso independente a seu conteúdo, aumentam as chances de atrair mais clientes.

    acessível. Na imagem podemos observar a barra de pesquisa do google com a palavra Equalweb escrita dentro da caixa de pesquisa.

    Novos clientes só encontram sua marca caso ela esteja bem ranqueada nos mecanismos de busca

    Garantir uma experiência agradável para seu usuário, além de fazer com que ele tenha uma navegação melhor, também é um fator importante para o ranqueamento nos mecanismos de busca. Caso seu site tenha baixa retenção e apresente sinais de navegação ineficiente para o usuário, sites como o Google entendem que não faz sentido sugerir esta página como resultado das pesquisas de busca. 

    Isto acontece, pois os mecanismos de busca avaliam diferentes fatores para avaliar se sua empresa oferece opções boas o suficiente para ser recomendado nas primeiras posições de buscas. Caso a avaliação seja positiva, o ranqueamento garante um link nas primeiras posições da primeira página, sendo mais provável que novos usuários o encontrem e cliquem no site para conhecer melhor. 

    Então, além de garantir inclusão digital para pessoas com deficiência, você também estará beneficiando sua empresa ao implementar soluções de acessibilidade digital. 

    acessível. A imagem da Ewa ao lado direito apontando para as funcionalidades da ferramenta da EqualWeb que se encontra do lado esquerdo.Como tornar meu site acessível?

    Tornar seu site acessível é muito mais rápido e prático do que se imagina! Com soluções como as oferecidas pela EqualWeb, líder mundial e pioneira em acessibilidade e tecnologia assistiva no mundo, com a inserção de apenas uma linha de código em seu site, a acessibilidade digital já fica disponível para que seus usuários a utilizem.

    Leitor de Texto, Bloqueio de Intermitência de Brilho, Ajuste de Fontes, Descrição da Imagens e Guia de Leitura são apenas algumas das 31 funcionalidades de acessibilidade digital disponibilizadas pela EqualWeb para tornar seu site inclusivo para todos os usuários que queiram conhecer o que sua empresa tem a oferecer.

    Aqui em nosso site, ao clicar no botão à esquerda da tela, você pode experimentar nossa ferramenta e entender como a navegação pode ser melhorada em apenas um clique. 

    Transforme a experiência do seu cliente hoje mesmo! Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para que sua empresa se torne promotora da inclusão, assim como grandes marcas como Rock in Rio, Suvinil, Shell, FGV, Roche, Carrefour e muitos outros!

    ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×