Notícias

  • Influenciadores com deficiência que você precisa conhecer e seguir

    Compartilhe

    fotos de seis pessoas com deficiência que são influenciadores digitais

    De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no Brasil mais de 46 milhões de pessoas com deficiência. Com um número tão expressivo, é natural que essas pessoas, cada dia mais, ocupem todos os espaços, seja qual for a área escolhida por elas.

    As redes sociais são espaços onde é possível expressar opiniões, mostrar mais sobre seu trabalho, sua personalidade ou qualquer outro tema desejado e, cada dia mais, podemos conhecer influenciadores digitais, que têm nas redes seu espaço de trabalho para trazer ao público pontos de vista sobre determinados assuntos, indicações de produtos e serviços ou até mesmo ter um espaço digital como uma vitrine. 

    Com a popularização dessa profissão, hoje, no Brasil, existem cerca de 1 milhão de influenciadores digitais e é muito provável que você consuma o que é produzido por esses criadores de conteúdo. Mas você já parou para pensar em quantos influenciadores digitais com algum tipo de deficiência você acompanha? 

    Para te ajudar a tornar sua rede social mais inclusiva, selecionamos uma lista com nomes que você precisa conhecer e seguir. Continue a leitura para conferir nossa seleção com alguns nomes de diferentes nichos e conheça mais sobre o conteúdo de cada um deles.

     

    Pequena Lo 

    Fenômeno no Twitter, no Instagram e no TikTok, Lorrane Silva, de 25 anos, mais conhecida como Pequena Lô, já reúne mais de 10 milhões de pessoas em suas redes sociais e leva muito humor a seus seguidores. 

    A mineira de Araxá, Minas Gerais, cria conteúdo para internet desde 2014, mas foi durante a pandemia que  ficou mais conhecida, quando seus conteúdos fazendo graça de cenas do cotidiano viralizaram e ganharam o Brasil. Mas, além de fazer piadas, Lorrane também aproveita sua visibilidade nas redes sociais para abordar temas como capacitismo e direito das pessoas com deficiência. 

    Mas nem tudo são flores no que se trata de acessibilidade. Coincidentemente, no último dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Pequena Lo teve sua Scooter, famosa por facilitar a locomoção da humorista e levar vários famosos de carona pelas festas mais badaladas, impedida de embarcar em um avião. O tema ganhou grande repercussão e serviu também para mostrar como ainda estamos muito distantes de um mundo acessível e também como mesmo as pessoas famosas passam por problemas e dificuldades. 

    Reconhecida pela Forbes como uma das personalidades mais influentes abaixo dos 30 anos, Pequena Lo é uma influenciadora que você precisa ter na sua rede social, tanto para garantir boas risadas ao longo do dia quanto para ficar por dentro dos temas abordados pela influenciadora. Siga @_pequenalo nas redes sociais! 

    Paola Antonini

    A autora do livro “Perdi uma parte de mim e renasci”, youtuber, modelo e influenciadora digital de 27 anos, Paola Antonini reúne, em suas redes sociais, mais de 4 milhões de pessoas interessadas em acompanhar o dia-a-dia da influenciadora, que está sempre em movimento. 

    Com sua prótese brilhosa, a mineira de Belo Horizonte está sempre arrumando algum espaço em sua agenda superlotada para praticar exercícios. Em seu perfil, é possível encontrar a modelo fazendo musculação em casa, yoga na praia, jogando badminton, fazendo trilha, jogando tênis e praticando várias outras atividades. Seja qual for a maneira, o importante mesmo para Paola é manter o corpo sempre em movimento.

    Além de um lifestyle super ativo, quem acompanha Paola Antonini também pode conferir temas como auto aceitação, dicas de personalização da prótese, looks para se inspirar e tudo isso sempre regado a uma alegria contagiante. 

    Visite o perfil da @paola_antonini, conheça a influenciadora e acompanhe o que ela posta!

    Downlícia

    Gabriel Bernardes, criador do Downlícia, é um sucesso nas redes sociais. Suas contas no Youtube, TikTok, Instagram e Linkedin reúnem mais de 1 milhão e 400 mil pessoas acompanhando tudo que o chef especializado em brigadeiros gourmet posta, desde 2016. 

    Ao acompanhar o Downlícia nas redes sociais, além de aprender diferentes receitas deliciosas, também é possível conhecer a rotina de um empreendedor com Síndrome de Down, conhecendo como acontece a inclusão e a acessibilidade na prática. 

    Hoje, o carioca vende seus docinhos em uma food bike estacionada em empresas e eventos que o contratam, além de ministrar cursos e palestras, como aconteceu, por exemplo, no Taste of São Paulo. Ao lado de chefs renomados do Rio e da capital paulista, Gabriel Bernardes compartilhou com o público presente uma de suas especialidades: o brigadeiro vegano de pistache.

    As redes sociais mudaram completamente a vida de Gabriel e sua família, que chegaram à beira da miséria e hoje vivem das vendas impulsionadas pelo sucesso nas redes. Além disso, Gabriel também entrou para a lista da Forbes Under 30, que seleciona personalidades abaixo de 30 anos como as mais influentes do País. 

    Conheça @downlicia_oficial e se derreta pelos doces ensinados por Gabriel e pelo jeito encantador que só o Downlícia tem.

    Kitana Dreams

    Drag Queen, youtuber, maquiadora e crafter, Kitana Dreams se lançou na internet como um meio de Leonardo Braconnot para expressar sua arte. A personagem surgiu inspirada em Kitana do videogame Mortal Kombat, que sempre utilizava roupas roxas, máscaras e leques para lutar, acessórios que chamavam a atenção de Leonardo desde a infância. 

    Há 14 anos no Youtube, encontrou nos vídeos tutoriais de maquiagem uma alternativa para performar a existência de Kitana, onde Leonardo reúne duas pautas: da comunidade surda e da LGBTQIA+ e hoje, mais de 22 mil pessoas acompanham os vídeos no Youtube, que são em Libras e legendados para abranger surdos e ouvintes. 

    Mas além da maquiagem, tanto no Youtube quanto no Instagram de Kitana Dreams, é possível encontrar pegadinhas, previsões dos signos, trends, um pouco da rotina tanto do Leonardo quanto da Kitana, comentários sobre temas em alta no momento, como por exemplo lives sobre o Big Brother Brasil (BBB), além de abordar questões relacionadas à comunidade surda e à comunidade LGBTQIA+. 

    Em todas as redes sociais que Kitana Dreams está, você encontrará um conteúdo leve, alegre, divertido e o mais importante: inclusivo, já que a influenciadora digital se comunica em libras e sempre legenda tanto seus stories quanto os vídeos de seu canal no Youtube. Conheça e acompanhe @kitanadreams nas redes! 

    Hawk

    Youtuber, podcaster, artista, influenciador digital e criador do Pix Day, Hawk Andrade revolucionou a forma como os criadores de conteúdo obtêm renda pela prestação de serviços nas redes sociais. 

    O baiano de Ipiaú, no interior da Bahia, reúne mais de 300 mil pessoas em suas redes sociais interessadas em seu humor ácido, seus conselhos, suas pinturas e em conhecer as histórias que ele conta ao lado de seus amigos, como o Galego, e sua mãe. 

    Quem acompanha o criador de conteúdo nas redes sociais sabe que o fato de Hawk ser um homem negro e deficiente físico não é a pauta principal de seu conteúdo, mas isso também não faz com que ele não se posicione sobre temas relacionados a isso, quando necessário. 

    Seja no Instagram, no Twitter ou no Youtube, você encontrará um conteúdo leve, onde é possível acompanhar a rotina do influenciador em aventuras como a compra de seu carro (e os inúmeros reparos que ele demanda) ou a conquista de uma casa para sua mãe, além de vídeos de reação a outros conteúdos, histórias já vividas e muito mais. Siga @hawk.jpg nas redes sociais.

    Andrea Schwarz

    É difícil encaixar Andrea em algum rótulo, afinal, apenas ser empreendedora, influencer, palestrante, Top Voices Linkedin, autora dos livros “Cotas – como vencer os desafios da contratação de pessoas com deficiência”, “Guia Brasil para todos” e “Guia São Paulo adaptada 2001”, ativista dos direitos de pessoas com deficiência e umas das 500 pessoas mais influentes da América Latina, na lista da Bloomberg Línea, mostra apenas um pequeno recorte de tudo que ela é. 

    A Conselheira da EqualWeb reúne quase 500 mil pessoas em suas contas do LinkedIn, Instagram e do TikTok, acompanhando sua rotina, dicas de conteúdo interessante de outros influenciadores, looks do dia, além do debate de temas de extrema relevância relacionados à acessibilidade, capacitismo e inclusão de pessoas com deficiência. 

    Em seus empreendimentos, Andrea também busca sempre fazer a diferença na vida das pessoas. Por meio da iigual, pôde alocar no mercado de trabalho mais de 20 mil pessoas em uma grande variedade de empresas de grande porte.

    Então, se você quer ficar por dentro de temas ligados à acessibilidade e  à inclusão, @dea_schwarz é um perfil que você precisa conhecer e seguir! Acessibilidade digital além das redes sociais

    Agora que você já tornou sua rede social um espaço mais inclusivo, que tal ajudar a tornar a internet mais acessível para todos? 

    Por meio das 31 ferramentas disponíveis pela EqualWeb, é possível fazer com que seu website seja um ambiente mais inclusivo e seu conteúdo possa estar disponível de forma independente para pessoas com deficiência ou dificuldades de navegação. 

    Traga sua empresa para o caminho da inclusão digital! Visite nosso site clicando aqui e conheça todas as vantagens. 

    , , ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

Selo Empresa Promotora de Impacto Amiga da Inclusão DigitalSelo Certificado de Acessibilidade Digital LBI Compliant

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×