Notícias

  • Rocket League desenvolve opções de acessibilidade para evitar convulsões e ataques epiléticos nos jogadores

    Compartilhe

    Muitas pessoas podem achar que é mito, mas videogames podem realmente causar convulsões. Isso ocorre, muitas vezes, em razão da exposição dos jogadores a luzes intermitentes em determinadas intensidades ou a certos padrões visuais, sendo mais comum ocorrer em crianças e adolescentes.

    E por serem acontecimentos recorrentes na indústria de games, marcas já estão tomando atitudes e medidas para que isso não aconteça. Um exemplo é a Rocket League, game que une carros de corrida e futebol, desenvolvido pela Psyonix. A Psyonix anunciou recentemente que criou opções em seu console para minimizar a chance de os players terem convulsões enquanto estão jogando.

    Essa mudança veio a partir de um feedback dos próprios jogadores da Rocket League, que estariam tendo convulsões e ataques epiléticos por conta de efeitos e da iluminação estroboscópica brilhante do Neon Fields, cenário de uma arena, que foi inserido no jogo em 2020 como parte das atualizações da segunda temporada do game.

    Visando, portanto, garantir que todos os jogadores continuarem tendo uma experiência positiva e agradável com o jogo, a marca adicionou uma nova opção que permite o ajuste da intensidade e do movimento de efeitos visuais nessa arena.

    Essa nova configuração permite agora que os jogadores desativem esses efeitos pulsantes e as luzes piscantes. Além disso, também permite reduzir ou desativar os efeitos visuais, as luzes e os fundos que tiverem movimento, assim como a reduzir o brilho ou a intensidade das luzes de fundo do game.

    É ótimo ver que desenvolvedores de games e grandes marcas já estão se conscientizando que esses elementos causam perigo à vida de diversos cidadãos. E também poder observar essas opções de acessibilidade começando a receber mais atenção, dentro da indústria de jogos. Esperamos poder ver cada vez mais isso acontecendo.

    Até porque o Neon Fields não é o único lançamento ou único game capaz de desencadear essas convulsões. Sendo assim, o segmento precisa estar atento a isso e ajustar seus jogos para que se adequem a todos os tipos de pessoas.

    A acessibilidade é necessária em diversos aspectos da nossa vida. Com os games não ia ser diferente, assim como com os conteúdos digitais também não é. Por isso, contar com uma solução como a EqualWeb para tornar seu site acessível pode mudar a vida de muitas pessoas. Mais precisamente: 60 milhões de brasileiros. Quer saber mais? Fale com nossos profissionais.


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814