Notícias

  • Sua empresa se comunica de forma acessível na internet?

    Compartilhe

    Nos últimos anos, muitas empresas fincaram suas bandeiras no meio digital em busca de expandir seu alcance, levando seu conteúdo a pessoas que talvez não fossem atingidas apenas com o marketing tradicional. Mas será que todas as pessoas estão sendo incluídas na comunicação digital? 

    Ao mesmo tempo em que a internet permite que muitas pessoas se aproximem e tenham acesso a novas informações, sem acessibilidade digital, ela pode afastar cerca de 60 milhões de brasileiros com deficiência ou dificuldades de navegação da igualdade de navegação. 

    Por isso, é preciso pensar e implementar formas acessíveis de se comunicar na internet. Quer conhecer algumas maneiras de resolver essa questão na sua empresa? Continue a leitura e confira!

    internet. Imagem da mão de um homem branco com relógio no pulso digitando em um notebook que está em cima da mesa.
    Por que é preciso repensar a comunicação online?

    O mundo em que vivemos está cada dia mais digital e isto faz com que as pessoas passem mais tempo online, já que não é mais necessário se deslocar para fazer compras, estudar ou ficar por dentro das notícias. Em um clique, você pode ter acesso a tudo que precisa no seu computador, celular ou dispositivo digital. Mas essa facilidade deve ser oferecida a todos com o uso de técnicas de acessibilidade digital. 

    Afinal, sem acessibilidade digital, pessoas com deficiência têm seus direitos de igualdade de acesso desrespeitados, sendo impedidas de realizar tarefas que parecem simples para a maior parte das pessoas. 

    Além de garantir que a Lei Brasileira de Inclusão e o Estatuto da Pessoa com Deficiência sejam seguidos ao implementar soluções inclusivas na comunicação digital da sua empresa, tomar essa atitude também deixará claro os valores do seu negócio. Dessa forma, além do discurso, sua marca se posicionará como uma parceira na luta pela inclusão. 

    Você deve estar se perguntando: qual o primeiro passo a ser dado para caminhar rumo à igualdade de navegação na internet? Diferente do que muitos imaginam, essa transformação pode ser iniciada de formas muito simples, tanto nas redes sociais quanto no site da sua empresa.

    internet. Imagem de uma mulher branca de cabelos longos digitando no celular e nele aparece algumas notifciações de curtidas, comentários e seguidores..
    Como sua empresa pode se comunicar de forma inclusiva nas redes sociais

    Instagram, Linkedin, TikTok, Twitter e Facebook são apenas algumas das redes sociais mais utilizadas atualmente na internet. Por meio delas, é possível não apenas ter momentos de lazer e compartilhar o cotidiano com os amigos, mas também obter novos conhecimentos, se informar, conhecer novas pessoas, se conectar com amigos e muitas outras funções. 

    Não à toa, estudos recentes apontaram os brasileiros como os mais conectados nas redes sociais em toda a América Latina, sendo um dos campeões no mundo em tempo de conexão na internet: nove horas e 14 minutos diários de acesso.

    Entretanto, esse tempo online só é possível a todos com a aplicação de técnicas de acessibilidade digital nestes canais. Por mais que ações de alguns usuários e ferramentas de acessibilidade dentro da plataforma já existam, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

    Um primeiro passo simples, mas muito importante é a descrição das imagens. Em uma era onde a maior parte das redes sociais é composta por vídeos e fotos, mostrar para pessoas com deficiência visual o que está sendo compartilhado nas imagens é um ato de extrema importância para a inclusão dessas pessoas no meio digital. 

    Você sabe como ativar a função  de descrição da imagem na hora de postar nas principais redes sociais? Confira abaixo:

    internet. Imagem com a logo do twitter e as seguintes indicações: Toque no ícone Tweetar e adicione as imagens que você deseja compartilhar. Em seguida, clique no botão +ALT de cada uma das imagens, insira o texto descritivo em até 1000 caracteres e toque em concluir.
    Twitter

    Toque no ícone Tweetar e adicione as imagens que você deseja compartilhar. Em seguida, clique no botão +ALT de cada uma das imagens, insira o texto descritivo em até 1000 caracteres e toque em concluir.

    internet. Imagem com o icone do instagram e as seguintes indicações: Selecione a imagem que será postada e clique em “…”, na parte superior direita de qualquer post. Em seguida, selecione “Editar”. Na imagem, aparecerá a opção “Editar texto alternativo”. Selecionando essa opção, você conseguirá inserir a descrição da imagem.
    Instagram

    Selecione a imagem que será postada e clique em “…”, na parte superior direita de qualquer post. Em seguida, selecione “Editar”. Na imagem, aparecerá a opção “Editar texto alternativo”. Selecionando essa opção, você conseguirá inserir a descrição da imagem.

    internet. Imagem com o icone do facebook e as seguintes indicações: Assim como no Instagram, basta clicar no ícone de “…”, também localizado no canto superior direito da imagem e selecionar a opção “Alterar Texto Alternativo”. Logo em seguida, aparecerá uma caixa para inserir o texto referente à imagem postada.
    Facebook

    Assim como no Instagram, basta clicar no ícone de “…”, também localizado no canto superior direito da imagem e selecionar a opção “Alterar Texto Alternativo”. Logo em seguida, aparecerá uma caixa para inserir o texto referente à imagem postada.

    internet. Imagem com a logo do Linkedin e as seguintes indicações: Você pode adicionar ou editar texto alternativo de imagens carregadas apenas via computador desktop, clicando em “Adicionar Descrição'' no canto superior direito da imagem. Caso a descrição da imagem não seja adicionada, o LinkedIn pode adicionar automaticamente um texto alternativo à imagem.
    Linkedin

    Você pode adicionar ou editar texto alternativo de imagens carregadas apenas via computador desktop, clicando em “Adicionar Descrição” no canto superior direito da imagem. Caso a descrição da imagem não seja adicionada, o LinkedIn pode adicionar automaticamente um texto alternativo à imagem.

     

    #PraTodosVerem #PraCegoVer #DescricaoDaImagem

    Mas, além de utilizar as ferramentas oferecidas pelas redes sociais, também é possível escrever seus textos alternativos utilizando as hashtags citadas acima e escrevendo o que está na imagem, para que pessoas com deficiências visuais saibam do que a postagem trata. 

    Para que a descrição seja feita de forma efetiva, é preciso estar atento a alguns detalhes:

    • Comece falando se seu conteúdo é uma foto, ilustração, mapa, arte, gráfico, GIF, vídeo ou algum outro. 
    • Se for uma imagem, descreva o que há nela, sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo. 
    • Informe os elementos, os personagens, o local e as cores que aparecem, assim como as ações, Isto deve sempre ser feito de forma direta e sem inserção de opiniões.
    • No caso dos vídeos, foque nas partes mais importantes de cada cena e descreva a sequência do conteúdo que está sendo exibido.
    • Também é válido adicionar estas hashtags para sinalizar que a descrição da imagem está disponível na plataforma  da rede social

     

    Além da descrição de imagens permitindo um acesso inclusivo para pessoas com deficiência visual, a legendagem de vídeos também é uma função importante para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Isto pode ser feito automaticamente nos seguintes aplicativos:

    internet. Imagem com a logo do tiktok e as seguintes indicações: Após gravar ou carregar um vídeo, na tela de edição, toque em “Legendas” no lado direito da tela. Caso esteja usando legendas automáticas pela primeira vez, ative o recurso aceitando-o. Em seguida, o áudio da fala de seu vídeo será automaticamente transcrito em texto e você poderá reproduzir e editar todas as frases que deseje, antes de tocar em ``Pronto''.
    TikTok

    Após gravar ou carregar um vídeo, na tela de edição, toque em “Legendas” no lado direito da tela. Caso esteja usando legendas automáticas pela primeira vez, ative o recurso aceitando-o. Em seguida, o áudio da fala de seu vídeo será automaticamente transcrito em texto e você poderá reproduzir e editar todas as frases que deseje, antes de tocar em “Pronto”.

    internet. Imagem com a logo do instagram e as seguintes indicações: Após clicar em “publicar”, grave ou escolha o vídeo que deseja compartilhar e, antes de publicar, clique na opção “configurações avançadas”, acesse a área “acessibilidade” e ative a opção “mostrar legendas”. Em seguida, volte para a tela anterior e publique seu vídeo. 
    Instagram

    Após clicar em “publicar”, grave ou escolha o vídeo que deseja compartilhar e, antes de publicar, clique na opção “configurações avançadas”, acesse a área “acessibilidade” e ative a opção “mostrar legendas”. Em seguida, volte para a tela anterior e publique seu vídeo. 

    internet. Imagem com a logo do facebook e as seguintes indicações: No computador, clique na sua foto do perfil no canto superior direito do Facebook e selecione “Configurações e privacidade” e clique em  “Configurações”. Role a tela para baixo e clique em “Vídeos” na coluna à esquerda.  Clique em “Desativar” ao lado de “Sempre mostrar legendas”. Selecione “Ativar” para ativar as legendas para vídeos do Facebook, sempre que estiverem disponíveis. 
    Facebook

    No computador, clique na sua foto do perfil no canto superior direito do Facebook e selecione “Configurações e privacidade” e clique em  “Configurações”. Role a tela para baixo e clique em “Vídeos” na coluna à esquerda.  Clique em “Desativar” ao lado de “Sempre mostrar legendas”. Selecione “Ativar” para ativar as legendas para vídeos do Facebook, sempre que estiverem disponíveis. 

    internet. Imagem de uma pessoa acessando o site da Equalweb.
    Seu site também precisa de uma comunicação digital inclusiva

    Muitos clientes têm um primeiro contato com uma marca ao visitar o site da empresa na internet mas, sem ferramentas de acessibilidade digital, cerca de 60 milhões de brasileiros perdem a oportunidade de conhecer o que diversas empresas têm a oferecer. 

    Para mudar esse cenário, é preciso implementar ferramentas de acessibilidade digital, que permitam que pessoas com deficiência tenham acesso a funcionalidades como descrição de imagem, leitor de tela, ajuste de fontes, entre outras. Dessa forma, será possível que todos tenham igualdade de acesso e autonomia na navegação digital. 

    A EqualWeb oferece, há mais de 8 anos, tecnologias assistivas ideais para tornar sites de empresas em portais acessíveis para pessoas com deficiência ou dificuldades de navegação. 

    Por meio da tecnologia importada de Israel, são oferecidas até 31 funcionalidades que se encaixam nas necessidades de diferentes perfis de acessibilidade, garantindo autonomia e independência na navegação na internet. 

    Quer tornar a comunicação da sua empresa acessível para todos? Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio! 

    ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×